A modalidade da Inclusão Digital realizou no dia 15 de abril de 2025, a 1ª Feira Jovem Empreendedor Digital no CFVA. As turmas desenvolveram E-books com diversos temas como: saúde, veterinária, alimentação, segurança entre outros assuntos muito interessantes desenvolvidos pelos alunos. Para muitos foi uma descoberta trabalhar as próprias ideias e transformá-las em material didático digital. O incentivo maior foi juntar tudo o que foi feito e gerar renda. O público que compareceu no auditório foi presenteado com as apresentações das turmas da modalidade música que trouxeram um repertório variado da música brasileira, como forró, xote, rock e clássicos infantis como a música “Super Fantástico” do grupo Balão Mágico.
Na feira foram montadas estandes com cartazes em que traziam uma síntese dos temas, um mais interessante que o outro. Antes de iniciarem as vendas, aconteceu uma breve palestra a respeito do tema “Empreendedorismo”, ministrada por Juan Aquino, que trouxe informações sobre mercado jovem, como se portar diante entrevistas para recrutamento entre outros âmbitos, mas também com objetivo de trazer e despertar ainda mais o profissionalismo nos jovens.
Com os familiares presentes, os feirantes digitais juvenis fizeram a apresentação de cada e-book produzido, mesmo tímidos conseguiram demonstrar o potencial de seus produtos, encerrada as demonstrações deu-se início às vendas, com boa aceitação por parte dos participantes que prestigiaram a feira, houveram e-books com sucessos de venda que superaram expectativas. Os e-books com mais destaques de venda foram da aluna Shirlena Ândrya com 10 e-books vendidos, José Pollyana, Isabella e Eduarda – 10 e-books, Nicolas Natan e Guilherme, 10 e, os campeões de venda foram Pedro Vítor e Déborah Bahia com recorde de 13 e-books vendidos sobre gastronomia.
Dona Alice, mãe de Ângelo Miguel falou que ficou muito orgulhosa em ver o desenvolvimento do filho na feira, a forma de como se expressou e passou as informações do e-book produzido por ele que falou sobre a 2º Guerra Mundial, “O projeto da Inclusão Digital está sendo excelente, Miguel está trazendo muita informação nova em casa, vimos nele uma evolução muito boa na participação dele nos projetos da instituição”. Evellyn, mãe da aluna Brenda, exaltou as transformações que a Inclusão Digital tem impactado na filha, “A informática tem sido ótima, ela que é uma garota tímida, mostrou ser mais desinibida, mais expressiva e essa atividade da feira só contribui ainda mais.”
De acordo com as palavras de Ayda Freitas, Orientadora Social do CFVA, a feira é um projeto piloto quem tem como objetivo despertar o jovem para o empreendedorismo digital, “O foco do trabalho é mostrar ao jovem que existe um mundo maior do que apenas mexer no celular, jogar games no computador, que todas estas ferramentas podem ser convertidas para uma renda, empreender no mundo digital”.
Diogo Mendes, professor de informática do CFVA, falou que é uma felicidade poder ver como os alunos evoluíram em seus trabalhos, conseguindo vender a ideia proposta na feira, falar, apresentar e gerar renda com seus e-books, “Estou muito feliz e empolgado com o resultado, superou expectativas, mostra que esse projeto é muito valioso”, conclui ele.
]
]
]
face
